terça-feira, 20 de dezembro de 2011


COCO

O coco é uma dança em que geralmente os participantes formam uma roda ou filas e realizam movimentos ritmados,  tem a característica do sapateado e o passo destaque é a umbigada entre si e com os pares vizinhos, que ao ser executado marca o ritmo e anuncia a entrada de outros solistas no círculo. Dança típica das regiões praieiras é conhecida em todo o Norte e Nordeste.
Não se tem certeza da origem do coco, alguns pesquisadores afirmam que essa dança chegou aqui com os escravos africanos, outros dizem que ela é o resultado do encontro da raça negra com o nativo local. Alguns concordam que o coco tenha surgido no Nordeste, porém existe uma polêmica sobre qual  estado teria surgido, ficando entre Alagoas, Paraíba e Pernambuco. Conforme registros na Prefeitura de Recife:
“Segundo alguns pesquisadores, o coco nasceu entre os negros que viviam no Quilombo dos Palmares, em Alagoas, e deriva dos sons tirados a partir da batida do fruto sobre uma pedra, sendo improvisada uma dança, marcada pela batida do coco e cantorias.” (CASA DO CARNAVAL, RECIFE).
Os instrumentos mais utilizados no coco são os de percussão: ganzá, bombos, zabumbas, caracaxás, pandeiros e cuícas. Normalmente esses instrumentos são acompanhados por palmas e sapateados, mas pode-se formar a roda utilizando-se somente as mãos. As palmas devem ser batidas com as mãos encovadas, imitando o ruído de quebrar da casca de um coco.
A dança do coco é manifestação de desabafo das pessoas sofridas da região Nordeste e apresenta variedades de formas, que pode ser conforme o texto poético, a coreografia, o local e o instrumento de música. Algumas variedades são: coco-de-praia, coco-de-roda, coco-do-sertão, coco-de-furar, coco-de-embolada e outros.
Embora seja dançado em todas as épocas do ano, o coco é um folguedo do período junino. Também é conhecido como “bambelô” ou “zamba”e foi dançado nos salões da sociedade de Alagoas e Paraíba com o nome de samba, pagode ou zambê.
Varios cantores já fizeram referencia ao coco: Gal Costa, Gilberto Gil e Alceu Valença. Alguns grupos também redescobriam o coco através de seus trabalhos: Chico Science & Nação Zumbi e Cascabulho.



dança - COCO


Vídeos





REFERÊNCIAS

BRASIL Musical / Musical Brazil – Rio de Janeiro; Art Bureau Representações e Edições de Arte, 10988 – 304 pag., Il – Resumo em Inglês.
LIZA. A Dança do coco: Expressão de desabafo da alma popular. Disponível em: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/06/danca-do-coco-expressao-de-desabafo-da.html
PREFEITURA DO RECIFE. Casa do Carnaval, Patio de São Pedro, casa 52.


Nenhum comentário:

Postar um comentário