terça-feira, 20 de dezembro de 2011


FORRÓ – O ritmo nordestino que conquistou o Brasil 

A origem 
A origem do nome forró apresenta diversas versões:
O termo forró provavelmente “vem de fobó, que por sua vez, vem de forrobodó. sm. – 1. coreóg./músic. Dança e ritmos populares,tipos da região nordestina, de origem campestre, cuja música é tocada principalmente com acordeão. Manifestação cultural do período de festas do São João” (Coimet, 2006, p. 76).
No idioma húngaro, Forró significa "Quente". Não se tem variação da palavra no idioma húngaro, o termo Forró é igualmente escrito (com acento) como no português.
Segundo o folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, estudioso de manifestações culturais populares, “forró” vem da palavra "forrobodó", de origem bantu que significa: arrasta-pé, farra, confusão, desordem. A versão mais aceitável, apoiada por Cascudo, é a de que Forró é derivado do termo africano forrobodó.
A origem mais conhecida da palavra “forró” segundo o + Educação.

O Forró é uma festa popular brasileira, de origem nordestina. No forró tradicional o ritmo é tocado por trios, compostos de um sanfoneiro, um zabumbeiro e um tocador de triângulo.
Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de Campina Grande, Caruaru, Gravatá, Mossoró, e Juazeiro do Norte, onde é símbolo da Festa de São João, e nas capitais Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió, Recife, São Luís e Teresina, onde são promovidas grandes festas.

Características
Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade.
Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Foram os migrantes nordestinos que espalharam o forró, principalmente nas décadas de 1960 e 1970. Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.
A partir de meados da década de 80 surgiu no Ceará um novo meio de fazer forró, com a introdução de instrumentos eletrônicos, tais como guitarra, bateria e baixo. Também as letras deixaram de ter como o foco a seca e sofrimento dos nordestinos, e passou a abordar conteúdos que atraíam os jovens. 


Os primeiros difusores:
Um dos pioneiros , o sanfoneiro Luiz Gonzaga foi o pioneiro na difusão da música de sua região (Rio-São Paulo) e pode ter sido o primeiro a registrar o termo em disco no Forró de Mané Vito, parceria com Zé Dantas, em 1949. 



Vídeo: Forró de Mané Vito - Luiz Gonzaga



A influência de Jackson também é registrada e celebrada em Jacksoul Brasileiro pelo pernambucano Lenine. Também o pernambucano José Domingos de Morais, o Dominguinhos, contribuiu para estabelecer o primado semântico do forró que acabaria engolindo outros estilos.

Artistas consagrados
Há diversos artistas que colaboraram, sejam como compositores sejam como intérpretes, com diversos gêneros do forró.
Os compositores brasileiros de músicas de forró que mais se destacam, Ademar Coelho é um dos mais conhecidos.

Adelmário Coelho













Modo de dançar
O forró é dançado em pares, executado com malícia e sensualidade, com diversas evoluções, diferentes para o forró nordestino e o forró universitário.
Os passos principais do forró universitário.

 
Aprenda a dançar FORRÓ...




REFERÊNCIAS
COIMET, Iaracylda Farias. Dicionário das Manifestações Folclóricas de Pernambuco. Recifer. Ed. Universitária da UEFP, 2006.

SCHEFER, Brenda. O que é forró. Disponível em: http://brendaconteudo.pbworks.com/w/page/25441489/O%20que%20%C3%A9%20o%20forr%C3%B3 Acesso dia 15/12/2011
Redação do Jangadeiro Online. Conheça mais sobre a história do Forró. 2011. Disponível em http://www.jangadeiroonline.com.br/forro/noticias/hoje-e-dia-do-forro/ Acesso dia 15/12/2011
Cultura Popular. Forró. Disponível em http://cultpopunifor.blogspot.com/2011/10/sociedade-cultura-e-danca-hip-hop-e.html Acesso dia 14/12/2011
Enciclopédia da Música Brasileira Erudita, folclórica, popular. 2ª. Ed. rev. e atual. Art. Editora/Itaú Cultural, 1998.
Forró http://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3 Acesso dia 10/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário